CONHECIMENTO E INOVAÇÃO

O Desafio 2030 é um novo projeto da Fundação AEP e destina-se a contribuir para um maior desenvolvimento da competitividade nacional, através i) da promoção da importância da partilha de conhecimento científico e tecnológico entre Instituições de Ensino Superior (IES) e as empresas e ii) da difusão de boas práticas e de casos de sucesso na partilha de conhecimento científico e tecnológico na sociedade portuguesa.

Apesar dos constrangimentos a nível do financiamento das IES em Portugal, o nosso país tem vindo a melhorar, nos últimos anos, os seus resultados em termos de número de diplomados do ensino superior e indicadores de produção científica.

Porém, esta melhoria não se reflete no reconhecimento da produção académica por parte do tecido empresarial, uma vez que apenas 8% das empresas considera as IES como uma fonte de informação relevante, segundo o Fórum Económico Mundial, citando dados do Community Innovation Survey (CIS). De facto, verifica-se um grande distanciamento entre as instituições de ensino superior e as empresas, o que representa uma limitação ao crescimento económico e à competitividade do mercado português.

Portugal, nos últimos anos, tem vindo a divergir da média comunitária em termos de PIB per capita corrigido em paridade de poder de compra (PPC). Se no início do milénio, este indicador de riqueza registava um valor de 82,3% face à média comunitária (valor registado em 2001), em 2018, esse valor foi de 76,7%, que por sua vez representa uma diminuição face aos 77,2% registados em 2017 (dados Eurostat).

A quebra registada na riqueza média por habitante, em Portugal, é acompanhada por uma quebra no índice de produtividade do trabalho por hora, quando comparada a produtividade portuguesa com a média da UE28. Em 2000, o valor nacional registava 67,0 quando em 2018 o valor é de apenas 64,1, confirmando igualmente uma quebra face a 2017 (quando nesse ano, a produtividade do trabalho por hora se situou nos 65,6, segundo o Eurostat).

Dada a importância da produtividade para o crescimento económico, e principalmente para a convergência de rendimentos entre os portugueses e os europeus, é absolutamente necessário promover melhores condições para que as nossas empresas sejam mais inovadoras, produtivas e competitivas. Só com melhor atividade económica é possível ambicionar uma melhoria do rendimento real das famílias portuguesas.

Neste sentido, e dada a extrema importância das IES no seio do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN), urge acelerar a colaboração entre as IES e as empresas portuguesas, de modo a assegurar um maior alinhamento entre estas entidades, permitindo assim uma mais eficaz partilha de conhecimento científico e tecnológico, orientando-o para as oportunidades e desafios existentes no mercado e convertendo em maior valor económico que permita a Portugal sustentar o seu crescimento.

O Desafio 2030 propõe, deste modo, a realização de uma avaliação ao panorama interno e identificação das boas práticas nacionais e internacionais de partilha de conhecimento científico e tecnológico, para sensibilização de todas as entidades envolvidas quanto à relevância da temática.