Fundação AEP, pessoa coletiva de direito privado nº 509536786, tem a sua sede e domicílio na Avenida da Boavista, 2671, na cidade do Porto, foi instituída em 19 de Novembro de 2009 e reconhecida por Despacho nº 13077/2010, publicado no Diário da República, 2ª série, em 13 de Agosto de 2010.

A Fundação AEP propõe-se desenvolver a sua acção em Portugal e no estrangeiro e tem por fins a “realização, apoio e patrocínio de acções de carácter técnico, promocional, cultural, científico, educativo e formativo que contribuam para o desenvolvimento do empreendedorismo e para a modernização e melhoria de condições na área empresarial” e “a difusão de conhecimentos na área das ciências empresariais, em ordem a apoiar a comunidade, as empresas e os empresários, na resposta aos desafios da sociedade contemporânea”.

Fundação AEP pretende constituir uma resposta do sector empresarial às necessidades de criação de emprego, de inovação, de crescimento e de desenvolvimento económico, no quadro das suas valências e das suas iniciativas, actuada como processo de percepção e aproveitamento eficaz de oportunidades de criação de valor social e económico.

OBJETIVOS

• Criar uma identidade cultural, organizando eventos e actividades empresariais e culturais, tais como seminários, colóquios, jornadas, exposições de arte, edição de textos, lançamentos e apresentações de obras literárias, jantares de debate e de homenagem;
  • Enriquecer o património da Fundação, pela aquisição de obras de arte contemporânea de artistas portugueses e internacionais;
  • Valorizar e divulgar o conhecimento, através da realização de estudos, trabalhos de investigação, com incidência na área empresarial, e criar na sociedade um pensamento informado sobre os assuntos empresariais;
  • Apresentar propostas de medidas, procedimentos e normas, às instâncias e entidades oficiais competentes, que visem, com a sua adopção, a modernização da economia portuguesa, o aumento dos níveis de investimento e exportação e o desenvolvimento económico e social;
  • Reconhecer e homenagear as empresas e os empresários, pela atribuição de prémios;
  • Promover a melhoria de competências para o mercado de trabalho, junto de públicos jovens, nomeadamente facilitando o acesso à formação através de bolsas de estudo e estágios profissionais;
  • Tomar a Responsabilidade Social como um tema de interesse transversal às actividades da Fundação;
  • Fomentar as actividades socioculturais da Fundação no âmbito do roteiro da cidade e da região;
  • Auscultar as necessidades dos empresários, no que respeite à modernização e internacionalização das empresas;
  • Divulgar a Fundação a nível nacional e internacional, em particular através do turismo empresarial.