EMPREENDEDORISMO

A Fundação AEP, no âmbito da sua missão, tem diligenciado de forma consistente e assertiva o seu apoio ao empreendedorismo nacional.

Ao longo dos últimos anos foi possível trabalhar com empreendedores de elevado valor pessoal e profissional que demonstram de forma inequívoca o acerto da opção de estimular o Empreendedorismo Sénior em Portugal.

No mais recente projeto, o Empreender 45-60, trata-se de olhar de novo para esta franja da população que, não estando sempre na primeira linha das preocupações no que diz respeito aos apoios de iniciativas empreendedoras, poderá mercê da implementação de uma Estratégia Nacional de Empreendedorismo Sénior ficar, doravante, enquadrada nas políticas de promoção do empreendedorismo.

Entendemos desta forma dar mais um passo decisivo na construção de um país mais competitivo, mas também, mais inclusivo e comprometido com todas as gerações.

Em face do seu potencial de demonstração, este projeto proporciona um substancial efeito de arrastamento, com elevado impacto e geração de externalidades positivas em termos económicos e de coesão social. É consensual o impacto do empreendedorismo em termos de inovação e desenvolvimento económico, sendo ainda mais relevante por estar assente em pilares de inovação e conhecimento e, principalmente, por atuar junto de um grupo cuja valia no contexto do empreendedorismo ainda se encontra muito aquém do seu efetivo potencial:

• A definição de uma estratégia coletiva e a consolidação do ecossistema de apoio ao empreendedorismo sénior terá um forte impacto ao nível do crescimento das iniciativas empresariais neste grupo de cidadãos. - Ao cumprir-se o objetivo de estimular as capacidades empreendedoras de indivíduos com elevados níveis de qualificação e experiência profissional, conseguem-se resultados relevantes na criação de empresas sustentáveis e promissoras de uma maior longevidade.

• As iniciativas de empreendedorismo intergeracional terão igualmente maior capacidade de sucesso pelo aporte de experiência e know how, que os mais velhos poderão representar, quer seja como sócios de capital, quer como prestadores de serviço, investidores ou mentores de projetos liderados por jovens. Haverá um impulso significativo no emprego, especialmente no emprego qualificado, numa franja onde esta problemática é particularmente relevante.

• Alicerçado numa estratégia de desenvolvimento de uma economia mais inclusiva e sustentável, o projeto atua em áreas com forte potencial de inovação na resposta a necessidades societais não satisfeitas, nomeadamente associados ao envelhecimento ativo, desemprego estrutural, intergeracionalidade e capacitação para o empreendedorismo, seja captando projetos, mobilizando recursos ou capacitando as pessoas, gerando, assim, externalidades centradas na criação de valor para a sociedade.