«É preciso financiar consórcios entre as empresas e a academia»
Luís Miguel Ribeiro

A Fundação AEP, no âmbito do Projeto Desafio 2030 – Transferência de Conhecimento e Tecnologia, realizou um estudo que identifica boas práticas de colaboração e transferência de conhecimento entre a academia e as empresas, essenciais para o crescimento da competitividade nacional.

Este projeto pretende ser um contributo para o fortalecimento da ligação entre os diferentes interlocutores mas, simultaneamente, ir um bocadinho mais longe, apoiando a implementação de um modelo de inovação aberta que, apesar de já ter alguns anos, apresenta ainda dificuldades de adesão.

Começamos por promover a realização deste Estudo de Boas-práticas Internacionais de Colaboração e Transferência de Conhecimento e Tecnologia entre Instituições de Ensino Superior e Empresas, que se insere na fase de Diagnóstico do Projeto, para podermos aferir em que estado é que estamos.

Esse estado é fruto do trabalho de todos e é a partir deste ponto que queremos atuar.

E queremos atuar em parceria e, por isso, criamos um Conselho Estratégico para o qual convidamos várias entidades e empresas intervenientes nesta área para que, em conjunto, possamos mais rapidamente e melhor chegar a bom porto.

Aceda à entrevista do Presidente da Fundação AEP aqui.